segunda-feira, 24 de outubro de 2011

3ª Aula Equações


03º PLANO DE AULA
 8° ANO


Objetivos: Verificação de aprendizado de equações
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·        primeira explicação : É uma igualdade em que aparece uma letra ( incógnita)  a representar um valor desconhecido.
Exemplos: x + 3 = 9 então
x=9-3
x=6

O 1º membro de uma equação é a expressão à esquerda do sinal = .
O 2º membro de uma equação é a expressão à direita do sinal = .
Os membros são constituídos pelos  termos da equação.
Resolver uma equação significa descobrir o valor da incógnita que torna a igualdade verdadeira.
Quando duas equações têm a mesma solução, diz-se que são equivalentes.
COMO RESOLVER UMA EQUAÇÃO?
Regra prática nº 1:
Numa equação, podemos mudar um termo de um membro para o outro, trocando-lhe o sinal.
Regra prática nº 2:
Numa equação, podemos multiplicar ou dividir ambos os membros pelo mesmo número, desde que não seja 0 ( zero).
Quando dois termos têm um factor comum representado pela mesma letra diz-se que são Termos semelhantes.

·        Segundo Momento: exercicios para descobrir o valor da incógnita

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